quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Dia Internacional da Pessoa com D(eficiencia)

Hoje um pouco por todo o lado vai falar-se do dia de hoje. Hoje vai toda a gente lembrar-se que existimos Hoje vai toda a gente dizer que pouca coisa foi feita para mudar. Mas porquê hoje??? Nós também vivemos em Portugal nos restantes 365 dias do ano. Nós queremos que as pessoas ajam de forma normal durante o ano inteiro. Nós queremos que as autarquias as juntas e os espaços públicos, melhorem a acessibilidade dos passeios e dos edifícios, quando é preciso.

Nós saímos de casa com a família e com os amigos e também temos o direito de passear em condições.

A polícia que passa a vida na caça a multa experimentem colocar-se durante o ano a fiscalizar os lugares destinados a pessoas com mobilidade reduzida devidamente identificadas, tenho a certeza que quase todos os dias podiam encher os bolsos.

Uma palavra para os gerentes de empresas. Aproveitem o dia de hoje porque de certeza que a comunicação social vai mostrar exemplos de empresas que não tiveram medo de apostar numa pessoa com mobilidade reduzida para trabalhar na sua empresa. Sigam-lhes o exemplo e parem de olhar para nós como uma menos-valia, nós podemos trabalhar e desempenhar funções, nós queremos trabalhar e ser úteis à sociedade.

Para terminar: Aos pais e educadores das nossas crianças, ensinem-nas a não olhar para as crianças com deficiência com medo, pena... Ensinem-nas a agir naturalmente e a tratar dignamente. Isso vai fazer com que eles cresçam homens e mulheres mais abertos para inclusão de todos.