sábado, 20 de outubro de 2018

A PC Não é nenhum "bicho de 7 cabeças"

Ao contrario do que muitos possam pensar e por isso lá vem o dia para lembrar.

Mais do mesmo, outra vez.
E pelos vistos vai ser preciso continuar a lembrar, porque ainda há profissionais de saúde que acham que isto é uma doença.
Ainda há pessoas que acham que ter paralisia cerebral é o mesmo que ser deficiente mental, incapaz de ser ou de fazer o que quer que seja.
E eu a achar, aqui do alto dos meus 28 anos, que já não ia ouvir semelhantes coisas (estou indecisa entre chamar peripécia ou barbaridade).
Bem, tem alturas que eu ignoro (dependendo de quem o diz ou até do meu estado de espírito), mas tem outras que eu só me apetece “saltar a tampa” e só não o faço, pelo local onde estou e porque não quero padecer de falta de respeito.
Sendo eu, um exemplo vivo de que uma pessoa com PC pode fazer uma vida normal dentro das suas limitações, fico extremamente zangada quando vejo qualquer profissional (de qualquer área) a ser o primeiro a desistir de uma criança, sem se preocupar em explorar as suas capacidades.

É fácil? Não!
É preciso perder tempo? Sim, e muito!
É preciso Paciência? Imensa (Até ao infinito e mais além) :D
E grandes doses de motivação (como qualquer ser humano precisa para alcançar os objectivos) e, digamos que eu não fujo à regra.

Mas se os meus pais não fossem à procura de mais respostas, se os meus pais não explorassem a minha inteligência e apenas se resignassem com as palavras de um médico, provavelmente estaria “presa” a uma cadeira de rodas e não teria a independência que tenho hoje e não teria conquistado coisas que aos olhos de muitos continua a parecer um feito extraordinário, como o fato de conduzir um carro e de ter um trabalho.

A PC é uma condição para a vida toda, por isso mesmo continuo o trabalho para manter o que consegui até agora e sempre com predisposição para aprender (como se fosse a primeira vez), porque nunca é tarde para o fazer e não há uma idade limite para se adquirir competências.
Enquanto tiver quem aceite trilhar este caminho de luta diária por melhores condições e independência, eu continuarei a caminhar e a provar que, nem diagnóstico, nem uma condição tem de ser sinónimo de um rótulo “tipo chapa 5”, para o resto da vida.
Que os pais nunca se cansem de procurar o melhor para os vossos filhos.

"CATIVA-ME, MOTIVA-ME E VERÁS ATÉ ONDE SOU CAPAZ DE IR"