sábado, 2 de janeiro de 2016

Aos olhos da Rita

Acompanho a página da Rita já algum tempo por sugestão de amigos e comecei a interessar-me por cada texto que ela escreve. Quando soube que ela ia editar um livro, não descansei enquanto não tive um nas mãos. E a minha expectativa era enorme no dia em que o recebi. Passou uma semana. Agora que acabei de o ler, quero dar-vos a minha opinião:

Eu sei que existem muitos casos de paralisia cerebral, mas nunca pensei que existisse alguém tão parecido comigo, não só fisicamente, mas também psicologicamente. A cada página que lia a semelhança tornava-se cada vez mais evidente.

Apesar da nossa diferença de idades eu fiz uma viagem no tempo e descubro que na mesma idade tínhamos os mesmos sonhos, as mesmas angústias e os mesmos medos. E mesmo nos dias de hoje ainda me revi nalgumas das frases por ela escritas.

Na sociedade em que vivemos continuamos a ter autocolantes na testa, no qual nos tentam rotular como seres inúteis na sociedade, incapazes de construir um futuro próprio, tendo uma família e um trabalho que nos permita não depender de ninguém para sermos felizes. Por isso recomendo a todos a leitura deste livro especialmente aqueles que não têm directamente contacto com pessoas com paralisia cerebral ou qualquer ou d(eficiência) para que percebam que esta visão da sociedade em relação a pessoas como eu ou a Rita tem de ser mudada.

A ti, Rita quero dizer-te obrigada por cada frase inspiradora que levo do teu livro é bom saber que tenho alguém que vê o mundo da mesma forma. Fico a aguardar pelos teus próximos textos. Até já!