sábado, 5 de outubro de 2024

Professores - Criadores do futuro

Não queria deixar passar este dia em branco, muito menos depois de toda a vivência dos últimos dias e porque ainda estamos dentro do mês.

Infelizmente nem todos têm noção do impacto que podem ter na vida de uma criança ou jovem com Paralisia Cerebral, o que é imensamente triste.

Quem diz Paralisia Cerebral diz qualquer outra condição que afete o normal desenvolvimento de uma criança.

O que não se deve fazer é, colocar certos e determinados rótulos de incapacidade, logo que se recebe um diagnóstico, sem explorar as mesmas.

É fácil? Não!
É preciso perder tempo? Sim, e muito!
É preciso ir à procura de novos métodos, materiais? Batalhar até que sejam concedidos porque é um direito da criança e um dever do estado proporcionar educação? Sem dúvida
É preciso Paciência? Imensa (Até ao infinito e mais além) :D.

Porque os professores não se podem esquecer do tempo que as crianças passam na escola. Não imaginam que nos intervalos ou quando não estão em aulas com a turma, não existe interação, socialização, em muitos casos. E eu sei, por experiência própria, o quanto isso doi.

Com isto eu não quero dizer que não estou grata aos Professores. Estou e muito, mas não a todos, infelizmente.
Aos que não acreditaram em mim, digo-lhes que lutei e consegui o que quis!
Aos que me deram a oportunidade (até na fase da parvalheira) eu digo OBRIGADA de coração, porque me deram todas as bases do conhecimento para ser o que sou hoje, da melhor maneira possível.

OBRIGADA A TODOS OS PROFESSORES que trabalham para criar um futuro mais risonho às crianças com qualquer deficiência ou incapacidade. Porque o vosso trabalho deu frutos <3

quinta-feira, 7 de março de 2024

Uma Questão de PRINCÍPIO

Quando era pequena ouvia muitas vezes dizer que a nossa vida deve ser regida por princípios, mas sem perceber o que eram na verdade! 
Um principio é algo que seguimos como conduta, ou algo sobre o qual temos uma opinião. Ou seja algo que dá sentido à nossa vida. 

Há muito que queria falar sobre isto, mas nunca encontrava o momento certo. Mas nas últimas semanas, ouço tantas vezes a mesma palavra que às vezes me pergunto se têm mesmo noção do que realmente a palavra quer dizer.

Honestamente falando até há uns anos, eu achava que estaria a lutar pela coisa certa. 

A palavra era IGUALDADE! 

Os antigos estavam certo quando diziam que uma imagem vale mais que mil palavras. 


Depois de refletir sobre esta imagem eu cheguei a conclusão que: 

Na qualidade de Mulher eu não quero ter um salário igual ao Homem pela questão do sexo. Eu mereço ter o mesmo salário se as funções e responsabilidades forem as mesmas. 

Não há profissões fáceis para Mulheres e difíceis para os Homens. Todas as funções devem ter em consideração as características e as capacidades de cada um. 

Enquanto pessoa com deficiência eu não quero ter um rótulo e ser colocada no mesmo saco pois tenho vontade própria, opinião, posso e quero contribuir para a sociedade. 

Eu não quero ter uma ocupação para não estar em casa. Se tenho capacidades cognitivas e físicas eu mereço um trabalho que corresponda às minhas capacidades, mesmo que seja necessário alguma adaptação para tirar melhor partido das mesmas. 

Isto são alguns exemplos para dizer que eu não quero ser igual a ninguém, nos direitos e nos deveres. 
Cada um de nós é um Ser Humano, com características que nos tornam ÚNICOS e consequentemente temos necessidades próprias que não devem ser desconsideradas. 

E isto só é possível se em todas as matérias, ações, se praticar a EQUIDADE! 

A IGUALDADE é boa quando se tornar consequência/resultado de todos os atos equitativos. 

Faz-te sentido?

Anda comigo! Junta-te à minha gotinha e vamos formar um OCEANO JUSTO! <3