quinta-feira, 7 de março de 2024

Uma Questão de PRINCÍPIO

Quando era pequena ouvia muitas vezes dizer que a nossa vida deve ser regida por princípios, mas sem perceber o que eram na verdade! 
Um principio é algo que seguimos como conduta, ou algo sobre o qual temos uma opinião. Ou seja algo que dá sentido à nossa vida. 

Há muito que queria falar sobre isto, mas nunca encontrava o momento certo. Mas nas últimas semanas, ouço tantas vezes a mesma palavra que às vezes me pergunto se têm mesmo noção do que realmente a palavra quer dizer.

Honestamente falando até há uns anos, eu achava que estaria a lutar pela coisa certa. 

A palavra era IGUALDADE! 

Os antigos estavam certo quando diziam que uma imagem vale mais que mil palavras. 


Depois de refletir sobre esta imagem eu cheguei a conclusão que: 

Na qualidade de Mulher eu não quero ter um salário igual ao Homem pela questão do sexo. Eu mereço ter o mesmo salário se as funções e responsabilidades forem as mesmas. 

Não há profissões fáceis para Mulheres e difíceis para os Homens. Todas as funções devem ter em consideração as características e as capacidades de cada um. 

Enquanto pessoa com deficiência eu não quero ter um rótulo e ser colocada no mesmo saco pois tenho vontade própria, opinião, posso e quero contribuir para a sociedade. 

Eu não quero ter uma ocupação para não estar em casa. Se tenho capacidades cognitivas e físicas eu mereço um trabalho que corresponda às minhas capacidades, mesmo que seja necessário alguma adaptação para tirar melhor partido das mesmas. 

Isto são alguns exemplos para dizer que eu não quero ser igual a ninguém, nos direitos e nos deveres. 
Cada um de nós é um Ser Humano, com características que nos tornam ÚNICOS e consequentemente temos necessidades próprias que não devem ser desconsideradas. 

E isto só é possível se em todas as matérias, ações, se praticar a EQUIDADE! 

A IGUALDADE é boa quando se tornar consequência/resultado de todos os atos equitativos. 

Faz-te sentido?

Anda comigo! Junta-te à minha gotinha e vamos formar um OCEANO JUSTO! <3

Sem comentários: